No vídeo de hoje, Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, fala sobre uma dúvida muito comum entre os empreendedores: quanto investir em marketing?

Geralmente, as pessoas querem fazer uma relação entre o faturamento e o investimento em marketing…

Antigamente, essa estratégia até fazia muito sentido. Mas será que isso ainda é uma boa?

De acordo com o Bruno, essa estratégia NÃO é a melhor atualmente.

Os custos de marketing são muito mais caros que os de antigamente e é muito difícil separar esse percentual do faturamento para investir em marketing.

Agora, o que você deve fazer é se atentar à métrica do Custo de Aquisição do Cliente (CAC). Essa métrica vai te dar a noção de quantos reais você precisa investir em marketing para fazer uma venda.

Com o CAC, você consegue saber quanto custa para adquirir um cliente e quanto precisa para alcançar mais clientes.

Por exemplo, você tem um CAC de 40 reais. Nesse mês, o seu negócio teve um faturamento de 50 mil e seu ticket médio é de 100 reais.

Se você separar 10% desse faturamento, você teria 5 mil para investir em marketing.

Se o custo para adquirir clientes é de 40 reais, com esse valor investido, você conseguiria 125 clientes.

Mas isso não é o suficiente para você crescer…

A conta que você precisa fazer é a seguinte:

Primeiro, quanto você quer faturar mês que vem?

Por exemplo, você quer faturar 200 mil reais, com 30% desse valor em vendas para quem já é cliente, ou seja, 60 mil. Além disso, 10% vai chegar de forma orgânica, ou seja, 20 mil.

Então, sobra 120 mil reais para você chegar na sua meta. E, para isso, é preciso investir em marketing.

Se você tem o CAC de 40 reais e 100 reais de ticket médio, você deve pegar os 120 mil e dividir por 100 reais, que dá 1.200, que é o número de vendas que você precisa fazer para alcançar a meta.

Depois, você precisa pegar esse número e multiplicar pelo valor de cada um desses clientes, que é o CAC de 40 reais.

O valor é de 1.200 x 40 = 48 mil reais, que é o valor que você precisa investir em marketing para alcançar seu objetivo.

Esse valor é um exemplo e é preciso que você avalie o seu negócio para investir em marketing de forma estratégica.

Mas lembre-se: não se prenda ao percentual, faça o cálculo do CAC.

Com o cálculo em mãos, é hora de investir em anúncios…